Durante o desenvolvimento da série Oráculo Urutu (2019–2021), Cantuária desdobrou sua pesquisa acerca de narrativas evocadas através das figuras de Pamela Colman Smith (1878–1951) e Marguerite Frieda Harris (1877–1962), artistas que apresentaram importantes imagens do reino invisível através da ordenação de símbolos, passíveis de serem canalizados em processos de adivinhação via cartomancia. Oráculo Urutu apresenta um universo onírico no qual cinema, telenovela, música e literatura subjazem uma base de cor e forma, revelando lutas por emancipação atreladas aos crescentes movimentos de insurreição frente ao imaginário colonial, que persiste incrustado nas estruturas das sociedades e das instituições modernas. Tal procedimento inclui citações a trabalhos de Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Glauber Rocha, Gilberto Gil, Guimarães Rosa, João do Vale, Carlos Drummond de Andrade, Linn da Quebrada, entre muitas outras.
Texto do curador Aldones Nino
During the development of the Oráculo Urutu series (2019–2021), Cantuária expanded her research on narratives evoked through the figures of Pamela Colman Smith (1878–1951) and Marguerite Frieda Harris (1877–1962), artists who presented important images of the kingdom invisible through the ordering of symbols, which can be channeled into divination processes via cartomancy. Oráculo Urutu presents a dreamlike universe in which cinema, soap operas, music and literature underlie a base of color and form, revealing struggles for emancipation linked to growing insurrection movements against the colonial imaginary, which persists embedded in the structures of modern societies and institutions. This procedure includes citations to works by Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Glauber Rocha, Gilberto Gil, Guimarães Rosa, João do Vale, Carlos Drummond de Andrade, Linn da Quebrada, among many others.
Text by Aldones Nino, curator